NOTÍCIAS

Sempre que esbarrar com as mais curiosas, publico-as de imediato nesta separata. Procurarei condensá-las o mais possível e indicar a sua fonte. Assim, além dos textos publicados no início de cada mês, esta revista será actualizada mais frequentemente aqui neste espaço.
_____________________________________________
Jaime Carvalho e Silva, secretário-geral da Comissão Internacional de Instrução Matemática (ICMI – instituição que se dedica ao melhoramento do ensino da disciplina), diz que as “críticas aos exames são primitivas”, acrescentando que os críticos têm de aprofundar as suas reflexões e, para serem mais precisos, têm de conhecer os dados que não são públicos.
JN (31-Julho-2008)
_____________________________________________
O aluno de cada escola que obtiver melhor média receberá um prémio de 500 euros já a partir de 2008/2009.
JN (30-Julho-2008)
_____________________________________________
Uma professora correctora foi assaltada. Roubaram-lhe as provas de exame que iria corrigir. Conclusão: 20 alunos da Maia vão ter de repetir o exame durante Agosto.
JN (29-Julho-2008)
_____________________________________________
“Os alunos do 2º ciclo do ensino básico deverão ter menos professores por turma (…)”. O ME refere que estas directrizes já estavam previstas na LBSE (1986) e que nunca foram aplicadas. O objectivo é diminuir o “choque” que os alunos encontram na transição do 1º ciclo para o 2º ciclo.
JN (22-Julho-2008)
_____________________________________________
Baseado no ME e no despacho de alteração às regras de alteração do ano lectivo 2008/2009 a confap no seu site informa o seguinte: “(…) a avaliação de desempenho de outros docentes é um dos cargos que se incluíram na componente não lectiva a nível de estabelecimento (…) Assim, para cada avaliador deve considerar-se o critério de uma hora semanal para a avaliação de quatro docentes. (…) Quando as horas de componente não lectiva de estabelecimento e as horas de redução de que o professor usufruiu não forem suficientes, procede-se à redução da componente lectiva do docente. (…) Na determinação do número de horas destinado a trabalho individual e à participação em reuniões deve ser tido em conta o número de alunos, de turmas e de níveis atribuídos ao professor, não podendo ser inferior a 8 horas para os docentes da educação pré-escolar e do 1.º ciclo, e para os outros ciclos do ensino básico e ensino secundário 10 horas para os professores com menos de 100 alunos e 11 horas para os docentes com 100 ou mais alunos”.
Confap on-line (18-07-2008)
_____________________________________________
Na Faculdade de Direito de Lisboa, o júri para atribuição do grau de doutor ao Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais Carlos Lobo integra dois advogados que são seus sócios. Por este motivo o fiscalista Saldanha Sanches recusou pertencer a esse órgão.
JN (16-07-2008)
_____________________________________________