Uma nova rubrica vai ser iniciada este mês: NOTÍCIAS. Sempre que esbarrar com as mais curiosas publico-as de imediato nesta separata. Procurarei condensá-las o mais possível e indicar a sua fonte. Assim, além dos textos publicados no início de cada mês, esta revista será actualizada mais frequentemente aqui neste espaço.
_____________________________________________Associação de Pais de Vila Franca de Xira denunciou alguns abusos por parte de escolas que cobram taxas ilegais aos alunos no acto da matrícula. Cobram desde formulários até capas de plástico onde entregam as fichas. O ME aconselha os pais a não pagar e obriga as “escolas prevaricadoras” a reembolsar os que já pagaram.
Metro (18-06-2008)
_____________________________________________
O Procurador Geral da Republica Pinto Monteiro destacou (17-06-2008) na Assembleia da Republica “as queixas e as cartas que tem recebido de pais, professores e alunos que são vítimas de violência escolar desde que lançou o apelou para que estes casos fossem denunciados”. E continuando esclareceu os “deputados que a violência na escolas não pode ser confundida com indisciplina, questão que deve ser tratada no interior da escolas.”
Publico on-line (17-06-2098)
_____________________________________________
Em Pampilhosa da Serra, um grupo de pais encerrou a Escola (16-Jun-2008) exigindo a demissão do Conselho Executivo (CE). Exibiam cartazes onde se podia ler: “autoritarismo – incompetência – abuso de poder – incumprimento – estamos fartos”. Sendo considerada a pior Escola do País dos rankings, diziam ainda que desconhecem alterações nas práticas pedagógicas a fim de alterar esse “carimbo”. Além disto acusam os membros do CE de passarem semanas sem irem à Escola não respondendo aos problemas do dia a dia. Acordou-se marcar uma reunião geral conjunta para os próximos dias.
JN (17-06-2008)
_____________________________________________
A partir do próximo ano o ME vai introduzir o Dia do Diploma com o objectivo de valorizar a conclusão do secundário (12º ano). Prepara também Prémios de Mérito para os melhores alunos.
JN (13-06-2008)
_____________________________________________
Os alunos estão a organizar-se em Braga num novo movimento nacional com o objectivo de terem mais voz nas políticas educativas. Insurgem-se numa primeira luta contra os exames nacionais argumentando que no “9º ano a taxa de retenção passou de 12,5% em 2003/2004 para 20,2% há um ano”. Dizem ainda que nos exames “há uma elevada carga de conteúdos relacionados com a memorização” e relativamente aos enunciados dos testes dizem que “são mal construídos e estão todos centrados na parte final do ano, quando já há um cansaço acumulado”.
JN (09-06-2008)
_____________________________________________
Algumas empresas como a Microsoft, Cisco e Oracle, vão poder certificar competências de alunos e de docentes através das “Academias TIC”. Posteriormente será alargado a pequenas e médias empresas nacionais. O objectivo passa por reforçar e certificar competências tendo em vista uma melhor empregabilidade (para os alunos) e uma maior especialização no uso das TIC nas disciplinas que leccionam (para os professores). Assim, até 2009 deverão estar 40% professores certificados e em 2010 essa percentagem passa para 90%. Tudo na âmbito do Plano Tecnológico da Educação (PTE) cujo coordenado é o João Trocado da Mata.
JN (09-06-2008)
_____________________________________________
A Fenprof acusou o governo de pretender reduzir em 60%, já no próximo ano lectivo, o número de alunos com necessidades especiais a precisar de apoio. Esta redução surge na sequência destes “rótulos” serem agora seguidos pela Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) que é um instrumento da Organização Mundial de Saúde.
JN (07-06-2008)
_____________________________________________
Um estudo realizado pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco revelou que os professores portugueses estão descontentes com a profissão concluindo que 43,6% não voltaria a fazer a mesma escolha profissional. “A explicação encontrada não refere o mal-estar entre alunos nem o ambiente na sala de aulas, foram antes apontados factores exteriores à escola e à atribuição constante de funções”. Concluiu ainda que “92,4% dos inquiridos revelaram ter preocupações relativas ao seu futuro profissional”.
http://www.saladosprofessores.com (7-06-2008)
_____________________________________________
O Instituto Nacional de Administração promove várias acções de formação para avaliação de pessoal docente. Os destinatários são membros de conselhos executivos, coordenadores, docentes, e outras pessoas envolvidas no processo de avaliação do pessoal docente. O custo dessas acções é de 200€ e “consiste no enunciado de 96 condutas e mesmo assim, diz ele [o formador Jorge Fatal Nogueira], que ainda funciona melhor se as condutas forem 120”. Estas condutas podem ser lidas no blog onde retirei esta notícia.
http://psitasideo.blogspot.com (02-06-2008)
_____________________________________________
“Metade dos deputados da Assembleia da República acumula o exercício da função parlamentar com actividades em empresas, escritórios de advogados, câmaras municipais, universidades e instituições sociais. Em 230 deputados eleitos em Fevereiro de 2005, neste momento, segundo os registos de interesses existentes no site do Parlamento, 115 parlamentares exercem o mandato em simultâneo com outras actividades. PS e PSD dominam nesta matéria.(...)”.
CM on-line (02-06-2008)
_____________________________________________
As vagas nos cursos profissionais no 10º ano aumentam 60% em 2008/2009 para regozijo da ministra Maria de Lurdes: "Serão mais de 48 mil alunos a entrar no 10º ano para os cursos profissionais, portanto mais 18 mil lugares do que este ano. Cumpre-se assim a meta de que metade dos alunos à entrada do secundário optam pelos cursos profissionais ou vocacionais”.
Público on-line (30-05-2008)
_____________________________________________
O Ministério da Educação e o Ministério das Finanças, em despacho conjunto (que estranho), decidiram que existirão 10% de professores em cada escola “Excelentes” e 25% “Muito Bons”. Mas atenção: estas cotas só são aplicadas nas escolas que obtiveram na sua avaliação externa a classificação de “Muito Bom” nos cinco domínios avaliados. Para as outras as cotas máximas são de 5% e 20% respectivamente.
JN (30-05-2008)
_____________________________________________
Luísa Fernandes publicou um livro baseado na sua dissertação de mestrado com o título “Os medos dos professores... e só deles?”. Os três principais medos encontrados são o nível salarial, a desmotivação dos alunos e a indisciplina.
JN (28-05-2008)
_____________________________________________