NOTÍCIAS

Sempre que esbarrar com as mais curiosas, publico-as de imediato nesta separata. Procurarei condensá-las o mais possível e indicar a sua fonte. Assim, além dos textos publicados no início de cada mês, esta revista será actualizada mais frequentemente aqui neste espaço.
_____________________________________________
“Cerca de três centenas de manifestantes, entre alunos e professores, obrigaram esta tarde a Ministra da Educação a abandonar a cidade de Fafe, sem cumprir o evento que tinha programado. Com palavras de ordem e ovos, os protestantes nem deixaram a ministra pôr o pé fora do carro. Maria de Lurdes Rodrigues tinha programada a presença na entrega de diplomas a mais formandos do Centro de Novas Oportunidades da Escola Profissional de Fafe. À chegada ao Estúdio Fénix, local marcado para a sessão, Maria de Lurdes Rodrigues deparou-se com a manifestação. Os alunos aproximaram-se rapidamente da viatura oficial, alguns atirando ovos, e a ministra nem chegou a sair do carro. Após uma curta conversa circunstancial com o presidente da Câmara Municipal o carro da governante arrancou a grande velocidade em direcção à auto-estrada. Na sua frente seguiu o carro que transportava Margarida Moreira, directora da Direcção Regional de Educação do Norte. Sujeito à ira dos alunos esteve a viatura oficial do município de Fafe. Após este incidente chegaram ao local mais reforços da GNR que controlaram a situação. No entanto, há a registar a identificação de alguns alunos e a apreensão de algumas caixas de ovos. A cerimónia de entrega de diplomas decorreu sem a presença da Ministra”.
JN on-line (12-11-2008)
_____________________________________________
“Manifestação juntou 120 mil professores. Cerca de 120 mil professores manifestaram-se durante a tarde de sábado, em Lisboa, contra o actual modelo de avaliação de desempenho. A Plataforma Sindical dos Professores afirma ter reunido “a maior manifestação de sempre em Portugal””.
JN on-line (09-11-2008)
_____________________________________________
Capa do jornal ocupando praticamente toda a página: “Ruptura total dos professores com o Governo (…) Mais de 100 mil manifestantes ontem em Lisboa com a promessa de guerra todo o ano”.
Público (09-11-2008)
_____________________________________________
Títulos do CM: “O modelo de avaliação dos professores deverá ser suspenso pela sua excessiva burocracia, defende a presidente do PSD, Manuela Ferreira” (…) “Um professor da Escola Primária nº 2 do Monte da Caparica, Almada, foi agredido quarta-feira pelo pai de um aluno” (…) “Um desentendimento entre dois colegas de turma, anteontem à tarde, na Escola Básica 2/3 de Alcabideche, terminou à facada” (…) “Uma professora do Básico, de 38 anos, queixou-se à GNR de Samora Correia (Benavente) por ter sido agredida e injuriada pelos pais de um aluno”.
CM on-line (09-11-2008)
_____________________________________________
Recebi um mail onde se dizia isto: “Especialistas em educação reunidos na cidade espanhola de Valência defenderam hoje [penso que 30-10-2008] que o aumento da violência escolar deve-se, em parte, a uma crise de autoridade familiar, pelo facto de os pais renunciarem a impor disciplina aos filhos, remetendo essa responsabilidade para os professores (…) 'As crianças não encontram em casa a figura de autoridade', que é um elemento fundamental para o seu crescimento, disse o filósofo Fernando Savater (…) Como alternativa à palmada, o filósofo recomenda a supressão de privilégios e o alargamento dos deveres”.
Mail de 05-11-2008
_____________________________________________
Capa do DN: "Avaliação de professores parada em 50% das Escolas".
DN (04-11-2008)
_____________________________________________
Em letras gordas na capa do JN: “Trabalho a mais na Escola leva docentes a processar o estado”. Continuando: “carga burocrática faz com que muitos professores trabalhem mais de 40 horas semanais. A FNE está a fazer um levantamento e diz-se inundada de queixas. Cerca de 100 já poderão seguir para tribunal”.
JN (02-11-2008)
_____________________________________________
“A despesa prevista com as viagens e estadas dos deputados dentro e fora do País, ao serviço da Assembleia da República, ascende em 2009 a 3,72 milhões de euros, num aumento de 7,6 por cento face à verba consagrada no orçamento de 2008. Só a rubrica Viagens conta com 2,44 milhões de euros, num acréscimo de 14,5 por cento destinado a fazer face à subida de custos com as tarifas aéreas”.
CM on-line (30-10-2008)
_____________________________________________
“Foram mais de mil as escolas que este ano tiveram uma média no exame nacional de Matemática do 9.º ano igual ou superior a 2,5 valores (numa escala de 1 a 5). Em 2007, tinham sido apenas duas centenas. Esta é uma das principais conclusões das notas de exame por escola ontem divulgadas pelo Ministério da Educação”.
Público on-line (29-10-2008)
_____________________________________________
“Se o ministério aceitar uma recomendação do Conselho Nacional de Educação (CNE), os alunos deixarão de reprovar na escola até que completem os 12 anos. A proposta, revelada hoje no “Diário Económico” baseia-se nas recomendações da OCDE e nos resultados obtidos com uma política idêntica na Finlândia, onde ninguém reprova durante a escolaridade obrigatória. A Finlândia tem o melhor desempenho escolar do mundo”.
Público on-line (29-10-2008)
_____________________________________________
“O Conselho Científico para a Avaliação do Desempenho dos Professores, terá concluído, de acordo com o SPGL: (i) Que os avaliadores não possuem formação para avaliar os seus pares; (ii) Que este sistema de avaliação do desempenho não tem repercussão positiva na prática pedagógica dos docentes e no sucesso efectivo dos alunos; (iii) Que o modelo de avaliação em causa é, em si mesmo, promotor de conflitos pessoais e profissionais e gerador de um indesejável clima de instabilidade nas escolas”.
SPGL (Out-2008)
_____________________________________________
“A violência em meio escolar fez cair o Conselho Executivo (CE) da Escola Básica 2, 3 de Santa Maria, em Beja. "A situação tornou-se insustentável", disse ao CM Domingas Velez, presidente demissionária do CE. A responsável acrescenta que os professores estão"cansados" dos constantes episódios vividos na escola. Preocupados com o clima de instabilidade e de segurança do estabelecimento estão também os auxiliares. "Alguns já chegaram mesmo a ser agredidos", contou Arlindo Palma representante do pessoal auxiliar da escola”.
CM on-line (28-10-2008)
_____________________________________________
Isto está lindo! Estes são alguns cabeçalhos do CM: “A Escola está cada vez menos interessante”, “Filme sobre sexo em aula de Moral”, “Educadora pôs miúdo de 4 anos a sangrar”, “Professores querem suspensão de avaliação”, “Alunos contestam novo estatuto”, …
CM online (26-10-2008)
_____________________________________________
“Plataforma Sindical de Professores exigiu hoje à tarde a «imediata suspensão» do processo de avaliação de desempenho, alegando a necessidade de recentrar a atenção dos professores naquela que é a sua «primeira e fundamental missão», ensinar. «Estamos preocupados com o número crescente de escolas que pedem a suspensão da avaliação porque esta está a perturbar o funcionamento dos estabelecimentos de ensino e o desempenho dos professores com prejuízos para os alunos», afirmou Mário Nogueira, porta-voz da Plataforma, em conferência de imprensa”.
TSF on-line (24-10-2008)
_____________________________________________
“O secretário de Estado Adjunto e da Educação garantiu, esta sexta-feira, que o processo de avaliação de desempenho dos professores não será suspenso nem simplificado, alertando que os docentes que não forem avaliados não progridem na carreira”.
TSF on-line (24-10-2008)
_____________________________________________
Capa do jornal em letras bem gordas: “Professores ridicularizados por causa do Magalhães (…) Acção de formação põe docentes a cantar e a dançar canções de propaganda ao computador”
24 Horas (16-Outubro-2008)
_____________________________________________