Sempre que esbarrar com as mais curiosas, publico-as de imediato nesta separata. Procurarei condensá-las o mais possível e indicar a sua fonte. Assim, além dos textos publicados no início de cada mês, esta revista será actualizada mais frequentemente aqui neste espaço.
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“Demerval Saviani o mais conhecido pedagogo marxista brasileiro, defende em entrevista à Rubra, que o professor assuma como tarefa principal a de ensinar os alunos, deitando para o lixo as falsas teorias «da inclusão», que só servem para nivelar por baixo. Contra a pedagogia autoritária mas também contra as teorias dominantes na esquerda, que vêm dos anos 70, e que na verdade só servem para justificar a manutenção do statu quo. A escola não é um «lar», um prolongamento da família, mas sim um espaço onde os nossos filhos se preparam cientificamente, onde aprendem a conhecer o que de melhor no campo da ciência, da arte, da cultura a humanidade produziu. Há muito para aprender a sério. Ao professor deve ser devolvida a sua função: ensinar”.
Revista Rubra nº 3 (Outubro-2008)
“Demerval Saviani o mais conhecido pedagogo marxista brasileiro, defende em entrevista à Rubra, que o professor assuma como tarefa principal a de ensinar os alunos, deitando para o lixo as falsas teorias «da inclusão», que só servem para nivelar por baixo. Contra a pedagogia autoritária mas também contra as teorias dominantes na esquerda, que vêm dos anos 70, e que na verdade só servem para justificar a manutenção do statu quo. A escola não é um «lar», um prolongamento da família, mas sim um espaço onde os nossos filhos se preparam cientificamente, onde aprendem a conhecer o que de melhor no campo da ciência, da arte, da cultura a humanidade produziu. Há muito para aprender a sério. Ao professor deve ser devolvida a sua função: ensinar”.
Revista Rubra nº 3 (Outubro-2008)
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5000 docentes já pediram a reforma antecipada só este ano lectivo.
TSF (Notícias das 17h00m 13-Outubro-2008)
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“Um em cada três dos 500 inquiridos [professores] respondeu ter sido vítima de alguma agressão física ou verbal no ano lectivo de 2006/2007”. A notícia acrescenta que 23,9% consome psicofármacos, 27,2% procura ajuda psicológica e 42,4% apresenta sintomatologia depressiva.
Público (08-Outrubro-2008)
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“Uma sondagem sobre a evolução do ensino em Portugal, efectuado pelo jornal Correio da Manhã revela que 41,6 por cento dos portugueses considera que, actualmente, a educação está «pior» enquanto 43 por cento diz que está melhor”.
Correio da Educação nº332
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“Escolas querem notas dos alunos fora da avaliação”. No seguimento desta notícia, parece haver escolas que se preparam para suspender todo o processo de avaliação dos professores. O Conselho Científico para a Avaliação Docente (CCAP), órgão criado pela tutela do ministério, também aponta no sentido das classificações atribuídas aos alunos serem “usadas com muita cautela” e refere num relatório que a avaliação docente corre o risco de se tornar um acto irrelevante nos aspectos fundamentais, ou seja, não trará melhorias na aprendizagem do aluno nem no desenvolvimento da carreira docente.
JN (29-Setembro-2008)
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Ao que parece existe um rapaz que não sabe ler, não sabe escrever e não sabe “fazer contas” e está matriculado no 8ºano na Escola Silva Gaio em Coimbra. Os pais do aluno também estão estupefactos e referem que “o nosso filho precisa muito mais do que aquilo que lhe dão”. Concerteza que os objectivos de alguém estão a ser cumpridos.
Diário da Beiras (25-Setembro-2008)
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“As famílias portuguesas gastam em média 118 euros [por mês] em apoio extra-escolar para os filhos (…) A conclusão é de um estudo da Universidade de Aveiro”.
Metro (22-Setembro-2008)
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TSF (Notícias das 17h00m 13-Outubro-2008)
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“Um em cada três dos 500 inquiridos [professores] respondeu ter sido vítima de alguma agressão física ou verbal no ano lectivo de 2006/2007”. A notícia acrescenta que 23,9% consome psicofármacos, 27,2% procura ajuda psicológica e 42,4% apresenta sintomatologia depressiva.
Público (08-Outrubro-2008)
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“Uma sondagem sobre a evolução do ensino em Portugal, efectuado pelo jornal Correio da Manhã revela que 41,6 por cento dos portugueses considera que, actualmente, a educação está «pior» enquanto 43 por cento diz que está melhor”.
Correio da Educação nº332
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“Escolas querem notas dos alunos fora da avaliação”. No seguimento desta notícia, parece haver escolas que se preparam para suspender todo o processo de avaliação dos professores. O Conselho Científico para a Avaliação Docente (CCAP), órgão criado pela tutela do ministério, também aponta no sentido das classificações atribuídas aos alunos serem “usadas com muita cautela” e refere num relatório que a avaliação docente corre o risco de se tornar um acto irrelevante nos aspectos fundamentais, ou seja, não trará melhorias na aprendizagem do aluno nem no desenvolvimento da carreira docente.
JN (29-Setembro-2008)
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Ao que parece existe um rapaz que não sabe ler, não sabe escrever e não sabe “fazer contas” e está matriculado no 8ºano na Escola Silva Gaio em Coimbra. Os pais do aluno também estão estupefactos e referem que “o nosso filho precisa muito mais do que aquilo que lhe dão”. Concerteza que os objectivos de alguém estão a ser cumpridos.
Diário da Beiras (25-Setembro-2008)
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“As famílias portuguesas gastam em média 118 euros [por mês] em apoio extra-escolar para os filhos (…) A conclusão é de um estudo da Universidade de Aveiro”.
Metro (22-Setembro-2008)
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