NOTÍCIAS

_______________________________________________


Não foram os computadores nem as paredes pintadas…
_______________________________________________

"Ao serem reconhecidos como autoridade pública, os professores - tal como os juízes, polícias, médicos e pilotos e comandantes de navios - contam com uma protecção especial. A agressão a um professor está tipificada pelo Código Penal como atentado contra a autoridade"
"Além de serem autoridade pública, têm presunção da verdade, o que significa que a sua palavra tem mais valor do que a de outro cidadão"
Retirado da Legislação Espanhola (mail a circular na web)
_______________________________________________

“Conhecer quantos adolescentes do 3º ciclo do ensino básico estão em perigo de chumbar foi a proposta lançada pela Associação Empresários pela Inclusão Social (EPIS) a todas as autarquias. Uma dezena de municípios aceitou o desafio e mais de 20 mil estudantes do 7º e 8º ano foram inquiridos, representando 10% do universo nacional (ver caixa de números). As conclusões dos inquéritos permitiram construir um diagnóstico sobre o insucesso escolar em concelhos do litoral, interior, norte e sul do país - um em cada três foi considerado aluno de risco”.
Jornal i (15-Out-2009)
_______________________________________________
“A tabela das escolas com melhores resultados nos exames nacionais deste ano volta a ser liderada pelos colégios privados. Entre as 20 melhores escolas no ranking de 2009 encontramos novamente apenas uma pública, a Secundária Aurélia de Sousa, do Porto... em vigésimo lugar. A honra das escolas públicas é salva pelo Conservatório de Braga, que teve o melhor resultado a Português. Na Matemática, o ensino baseado nos preceitos jesuítas do Colégio de S. João de Brito, em Lisboa, foi o que deu mais frutos. Ao todo, 80% das escolas tiveram positiva nos exames nacionais”.
DN (13-Out-2009)

______________________________________