(AC) Os primos e a comunidade escolar - louvemo-nos!

Uma critica à impossibilidade de isenção no que respeita à avaliação de desempenho entre membros da mesma comunidade e às consequências negativas que podem surgir com a atribuição institucionalizada de louvores

Já no tempo dos reis os juízes eram obrigados a rodar pelas comarcas impossibilitando a sua integração na comunidade a fim dos seus trabalhos serem o mais imparcial possível, ou seja, já se previam as naturais pressões por parte dos confrades. Na evolução de mentalidades durante alguns séculos chegámos às actuais comunidades escolares com posturas antagónicas a esse sensato facto histórico (surpreendentemente e com a ajuda duma politica educativa romântica). Assim, além de serem os próprios colegas de trabalho a se avaliar uns aos outros são também muitas vezes, por força dessa comunidade (neste caso educativa e exaltada frequentemente – fica bem em qualquer discurso) vizinhos, amigos e com relações muito próximas na vida privada. Está-se mesmo a ver, pelo menos ninguém conseguirá abstrair-se dessas desconfianças, que os mais comunitários (leia-se: mais amigos, naturalmente e sem qualquer censura) serão os que acompanharão o “juiz” nesse percurso glorioso.
Depois surgem os prémios de mérito aos alunos (e aos professores) numa sociedade democrática onde paradoxalmente se exaltam as individualidades que se destacam com as melhores classificações. Contraria-se deste modo a filosofia da escola moderna e democrática onde se deveria promover o esforço individual de cada um (Cosme e Trindade, 2008) mesmo sem se conseguir a melhor classificação (não pretendo dizer com isto que só o esforço deva ser suficiente para se atribuir a acreditação académica). Sabe-se também que estes prémios poderão provocar uma disputa entre membros do mesmo grupo ao invés de se criar um espírito de entreajuda (Jesus, 1996), como seria desejável. Assim, a grande maioria dos alunos sabe, logo à partida e com toda a certeza, que nunca chegará a esse prémio e, deste modo, não fará qualquer esforço suplementar para o conseguir, relegando esta institucionalização para mais uma inutilidade em termos pedagógicos onde só se destaca o efeito elitista. Parece-me então que esta “pirosice americanada” (faz-me lembrar o empregado do mês no McDonalds) não tem qualquer influência no desenvolvimento escolar de 99,9% dos alunos nem ajuda 99,9% dos professores a desenvolver a sua carreira.
Será legítimo premiar alguém que cumpra a sua obrigação ainda que o faça bem (Tormenta, 2008)? Será justo premiar alguém que faça algo de surpreendente se esse feito for realizado graças a competências adquiridas fora da comunidade que o homenageia?

Referências bibliográficas
. COSME, Ariana; TRINDADE, Rui - Premiar o mérito: Porquê e para quê? Jornal a Página da Educação", ano 17, nº 182, Outubro 2008, p. 16.
. JESUS, Saúl N. – Motivação e Formação de Professores. Coimbra: Quarteto Editora, 1996
. TORMENTA, Rafael - Mérito, louvor e honra. Jornal a Página da Educação" , ano 17, nº 182, Outubro 2008, p. 10.

Luís Filipe Firmino Ricardo (2008)

NOTÍCIAS

_____________________________________________
“"Claramente violador" de princípios constitucionais, padece de "inquestionável e incontornável legalidade", "manifestamente ilegais". É assim que o especialista em Direito de Trabalho, Garcia Pereira, qualifica os diplomas que nos últimos três anos "incendiaram" as escolas portuguesas - o decreto-lei que alterou a estrutura da carreira docente e os decretos regulamentares sobre o modelo de avaliação de desempenho. Num parecer preliminar ontem divulgado pelo grupo de professores que o contratou, Garcia Pereira responde também, pela negativa, à questão que nos últimos tempos tem oposto professores, presidentes de Conselhos Executivos e Ministério da Educação: a entrega, pelos docentes, dos chamados Objectivos Individuais, que foi apresentada pelo ME como primeira etapa da avaliação. Para o advogado "nenhuma obrigação existe fixada por norma legalmente válida, da apresentação pelos docentes dos respectivos objectivos individuais"”.
Público (10-Fevereiro-2009)
__________________________________________________________________________________________
"A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) estimou hoje que entre «50 a 60 mil» docentes não entregarão os objectivos individuais, no âmbito da avaliação de desempenho, e afirmou que os que entregaram fizeram-no num contexto de «chantagem, pressão e medo»".
Fenprof on-line (08-Fevereiro-2009)
_____________________________________________
Depois de uma reunião em Coimbra, centenas de Presidentes de Conselhos Executivos vão em conjunto pedir ao PR para interceder a favor da suspensão da avaliação de desempenho docente.
RTP (08-Fevereiro-2009)
_____________________________________________
“(…) de portas abertas entre as 7h30 e as 19h, ainda este ano lectivo. A informação foi avançada por Albino Almeida, da Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap), segundo o qual o Ministério da Educação (ME) já deu luz verde para avançar com este alargamento de horário (…)”.
Público (04-Fev-2009)
_____________________________________________
O telejornal da RTP Açores abre com esta informação: "A avaliação de desempenho docente foi suspensa nos Açores".
RTP Açores (17-Jan-2009)
_____________________________________________
Recebi um mail com estas frases:
«quando se dá uma bolacha a um rato, ele a seguir quer um copo de leite!» (Jorge Pedreira, Auditório da Estalagem do Sado, 16/11/2008, referindo-se aos professores e à sua luta).
«vocês [deputados do PS] estão a dar ouvidos a esses professorzecos» (Valter Lemos, Assembleia da República, 24/01/2008).
«caso haja grande número de professores a abandonar o ensino, sempre se poderiam recrutar novos no Brasil» (Jorge Pedreira, Novembro/2008).
«admito que perdi os professores, mas ganhei a opinião pública» (Maria de Lurdes Rodrigues, Junho/2006).
«[os professores são] arruaceiros, covardes, são como o esparguete (depois de esticados, partem), só são valentes quando estão em grupo!» (Margarida Moreira - DREN, Viana do Castelo, 28/11/2008).
_____________________________________________
Hoje na TFS ouvi no noticiário das 9h que a seguir iriam falar sobre o primeiro doutoramento em surf. Com todo o respeito, tive muita pena de não poder ouvir o desenvolvimento desta notícia.
TSF (20-Jan-09)
_____________________________________________